Um verdadeiro mix de sabor e refrescância, o Mojito é um drink apreciado por quase todos os paladares. Infelizmente é muito deturpado na forma de preparo principalmente aqui no Brasil, onde poucos são os que têm treinamento adequado: Já ví de tudo, até Mojito com soda limonada...Eita!!!!
No final do século XVI, o aventureiro inglês Francis Drake ensinou aos cubanos sua receita — que levava aguardente, açúcar, hortelã e limão —, até então conhecida como Draque e usada para curar enfermidades em alto mar (é verdade minha gente, cura tudo! menos cirrose hepática hehehe). Apenas no século XIX, em Havana, quando a aguardente foi substituída por rum, a bebida ganhou o nome Mojito. A palavra mojo é de origem africana e significa pequeno feitiço ou poção mágica. Desde então, a combinação rum + hortelã + limão + açúcar tem feito grande sucesso ao redor do mundo.
Uns dos meus grandes orgulhos como bartender, foi o elogio de um cliente que viajava bastante e era apreciador de mojito; já havia degustado o drink nos cinco continentes. Pois bem, no último dia de sua estada aqui no Rio de Janeiro, onde ele passou cinco dias frequentando o bar onde eu trabalhava e bebendo Mojitos, decidiu pedir ao garçon que fosse apresentado ao barman, pois queria parabenizá-lo. Fomos apresentados, para sua surpresa o barman era uma mulher (eu), e ouví ele dizer que sempre tomava Mojitos em todo lugar que ia, mas que nem em cuba havia tomado um Mojito tão saboroso!!! Pronto! Fiquei me achando!!! Hehehe!! Vamos ao que interessa!
Mojito
10 folhas de hortelã
Uma colher de chá de açúcar
20ml de Sumo de limão
Uma dose de Havana Club rum
Água com gás ou Club Soda
Macere a hortelã no copo Long drink com o açúcar. Acrescente gelo picado e o sumo do limão. Acescente também o Havana Club. Dê uma leve batida, tipo uma coqueteleira. Depois, coloque a água delicadamente e misture com uma ballerina. Eu prefiro usar Club Soda. Use um talo de hortelã para decorar.
Cheers!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário