sexta-feira, 9 de setembro de 2011

GRAIN, BLENDED E SINGLE MALT

Para alguns, é tudo whisky,  mas para quem realmente entende do assunto, há uma grande diferença entre eles. Grain é feito de grãos ou cereais enquanto Malt, de malte (o que é malte? mais a frente explico para vocês) e o misturado, Blended, que é a combinação de grain e malt. O single malt é chamado assim quando o malte provém de uma única destilaria. Quando é feita a mistura de vários malts é chamado de vatted malt.
Mas como é feito o whisky?
A cevada é molhada com água  e espalhada em pátios de cimento para que ocorra a germinação, tudo sendo super controlado para manter a qualidade. Quando os grãos começam a germinar, o amido é transformado em maltose e é suspensa a germinação com o processo de secagem da cevada na estufa, que é aquecida por um combustível natural das regiões pantanosas da Escócia, a turfa. É graças á ela, que os grãos adquirem uma aromatização especial, refletida nas caracteristicas finais do whisky. A cevada maltada é moída e misturada com água em tonéis chamados "mash tun" , originando um líquido açucarado, o mosto, que é transferido para os wahsback (tonéis de fermentação onde adicionam levedura). Dessa fermentação resulta uma solução de baixo teor alcoolico com cheiro e sabor semelhante ao da cerveja azeda, que é destilada duas vezes. Uma das vezes é feita num alambique maior onde ocorre elevação gradativa da temperatura até a evaporação do álcool. Os vapores passam por condensadores, voltando á forma líquida, repassando para o alambique menor, onde o processo é repetido.
Depois disso, o líquido é medido e observado, tendo selecionada sua melhor parte ( parte central da destilação), o álcool de boa qualidade. Armazenado em barris por pelo menos três anos (whisky standart), poderá ser chamado de whisky, ser engarrafado puro ou utilizado em misturas (Blend), com 35 a 45% de álcool e de 60 a 65% de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário